Resumo: O objetivo principal deste trabalho é desenvolver uma solução para o problema da adaptação e recomendação de ações sensíveis às situações vivenciadas por usuário em sistemas adaptativos na Web. Este problema é critico por englobar, direta ou indiretamente, diversas questões que são atualmente foco de pesquisa para áreas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas sensíveis ao contexto, dentre as quais se destacam: (i) as formas de obtenção de dados relativos ao contexto do usuário, os quais levam muitas vezes a análises incertas e ambíguas; (ii) a analise dos diferentes grupos e modelos de contexto que descrevem a situação em si, vivenciada pelo usuário no momento corrente; (iii) as formas de avaliação e relacionamento dos dados de contexto do usuário, de forma a permitir inferência de sua situação atual dada uma situação e um contexto correntes.

Neste sentido, a proposta do projeto é auxiliar no uso do ambiente Web de forma a apresentar um caráter reativo à situação vivenciada pelo usuário no momento corrente. Para isso, é necessário que o ambiente possa distinguir as diversas particularidades existentes no cotidiano atual do usuário e se mantenha útil a ele, independente do seu local, do dispositivo computacional utilizado, da hora e do dia da semana. Isso tudo, respeitando as características individuais como preferências, necessidades, objetivos, atividades. Este se torna um problema crítico devido ao grande número de variáveis a serem analisadas para se manter a consistência do sistema à realidade atual do usuário.

Este projeto apresenta importância em várias áreas de aplicações Web, além da sua atualidade científica, como a adaptabilidade de sistemas de ensino na Web, a atenção a pessoas idosas e a configuração de sites comerciais em função das situações vivenciadas pelos usuários. As duas primeiras áreas estão cobertas por projetos de cooperação internacional e a expectativa quanto à última é a transferência da tecnologia desenvolvida para parceiros comerciais ao fim deste projeto.

Início: 2010

Vigência: 2 anos 

Financiamento: CNPq/Edital Universal 2010

Equipe (principais pesquisadores):

  • José Palazzo Moreira de Oliveira - coordenador - UFRGS
  • Leandro Krug Wives - Pesquisador - UFRGS
  • José Valdeni de Lima - Pesquisador - UFRGS
  • Lucinéia Heloisa Thom - Pesquisador  (posdoc) - UFRGS
  • Isabela Gasparini - Doutoranda - UFRGS
  • Ana Marilza Pernas Fleischmann - Doutoranda - UFRGS
  • Daniel Lichtnow - Doutorando - UFRGS
  • Leila Weitzel - Doutoranda - UFRGS
  • Giseli Rabello Lopes - Doutoranda - UFRGS