TítuloAvaliação Multicultural do Comportamento em Ambiente Web (# 490051/2010-3)

Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa original e resultados tecnológicos para implantar mecanismos de respeito às características culturais dos usuários da Web aplicando tecnologias de sistemas federados e de sistemas adaptáveis nos aspectos de Interface Humano-Computador - IHC, Adaptabilidade e Engenharia de Software. O projeto propõe contribuições significativas nas áreas de sistemas adaptativos para a Web, em metodologias para o desenvolvimento de sistemas federados multiculturais. Os resultados deste projeto contribuirão na integração e da consolidação dos grupos de pesquisa envolvidos e para a melhora e desenvolvimento de atividades culturais e de ensino no âmbito do MercoSul através da transferência do conhecimento e tecnologia gerados ou para o ambiente de software livre Moodle ou para futuros parceiros do mercado. Desenvolvedores Web e webdesigners muitas vezes devem considerar vários desafios no desenvolvimento Web como gerenciamento de conteúdo, aspectos de segurança, suporte a navegação, mas um desafio primordial é como considerar também aspectos de usabilidade. O sucesso de um sistema interativo é determinado pelos seres humanos que o usam e, portanto, é profundamente afetado pela sua facilidade de uso e de auxiliar a minimizar erros – que correspondem a alguns dos critérios de usabilidade na perspectiva dos seus usuários. Conhecendo as sequencias de interações previstas para os diferentes grupos regionais será possível a localização de ambientes Web de forma mais adaptada às suas características e não apenas limitada a tradução de conteúdos e textos de navegação como é realizada por companhias desenvolvedoras de software. Desta forma está caracterizada a importância da proposta não somente para o desenvolvimento e utilização de ambientes de EAD como o Moodle adotado pelo MEC e Universidade Aberta do Brasil como para aplicações comerciais e de marketing. Atenção: o termo multicultural no título do projeto tem um sentido restrito, trata-se de identificar os comportamentos navegacionais de alunos em um ambiente de EAD para suportar a “localização” (linguagem) de conteúdos em função dos comportamentos identificados, nosso objetivo não é de tratar aspectos sociológicos da multiculturalidade.

Duração: 2010-2012

Financiamento: CNPq (Edital # 07/2010 - PROSUL)

Equipe (principais pesquisadores):

  • Brasil:
    • José Palazzo Moreira de Oliveira - Coordenador - UFRGS
    • José Valdeni de Lima - Pesquisador - UFRGS
    • Leandro Krug Wives - Pesquisador - UFRGS
    • Marcelo Soares Pimenta - Pesquisador - UFRGS
    • Lucinéia Heloisa Thom - Pesquisador - UFRGS
    • Ana Marilza Pernas Fleishmann  - Doutoranda - UFRGS
    • Isabela Gasparini - Doutoranda - UFRGS
    • Giseli Rabello Lopez - Doutoranda - UFRGS
    • Daniel Lichtnow - Doutorando - UFRGS
    • Núbia Rosa dos Santos Santana dos Santos - Doutoranda - UFRGS
    • Mário Lemes Proença Jr. - Pesquisador - UEL
    • Rodolfo Miranda de Barros - Pesquisador - UEL
    • Mariano Nicolao - Pesquisador - IFSul
    • andré Peres - Pesquisador - IFSul
  • Uruguay
    • Regina Motz - Pesquisadora - UDELAR
    • Edelweis Rohrer  - Pesquisadora - UDELAR
  • Argentina
    • Alicia Diaz - Pesquisadora - Universidad Nacional de La Plata
    • Alejandro Fernandez - Pesquisador - Universidad Nacional de La Plata
    • Martín Rosenfeld - Universidad Nacional de La Plata
    • Diego Torres - Universidad Nacional de La Plata