Resumo: Este projeto teve por objetivo modelar e desenvolver uma ferramenta para o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), denominada “Presente!”, bem como realizar análises e estudos sobre a aplicação desta como um recurso para o professor e tutor de modo a fornecer dados indicativos da participação do aluno em cursos disponibilizados através do Moodle, tendo como base o processamento computacional das postagens dos alunos em fóruns e chats. Esse diagnóstico pode auxiliar professores e tutores a fazerem as intervenções necessárias de forma a minimizar possíveis desistências e desestímulo do aluno no curso. A pesquisa fundamentou-se em critérios de análise de Presença Social (PS) em interações textuais online. A noção de PS é um indicativo de como os sujeitos se sentem e demonstram estar conectados uns aos outros em eventos de comunicação mediada por computador e seu sentimento de pertencimento no grupo. O software desenvolvido envolveu a implementação de funções capazes de minerar as múltiplas formas de expressão dadas pelo sistema linguístico e é capaz de agrupar as postagens nas quatro categorias indicadas acima e suas respectivas subclasses.

Início: 2011

Fim: 2011 

Financiamento: SEAD UFRGS/Edital 15

Equipe (principais pesquisadores):

  • Leandro Krug Wives - Coordenador - UFRGS
  • Magda Bercht - Pesquisador - UFRGS
  • Helvia Pereira Pinto Bastos (doutoranda, PGIE UFRGS)
  • Júlia Kikuye Kambara (bolsista INF-UFRGS)