Resumo: O objetivo do projeto é iniciar uma colaboração entre grupos de pesquisa entre a América do Sul e França sobre tecnologias ubíquas aplicadas à área de pesquisa de aprendizagem móvel. Neste projeto, pretendemos desenvolver um ambiente móvel de aprendizado sensível ao contexto (conhecido por ambiente de u-learning) para auxiliar na criação aulas eletrônicas que possam ser adaptadas de acordo com a situação atual de aprendizagem dos alunos. Sensibilidade ao contexto refere-se aqui à capacidade que um sistema de aprendizagem tem de detectar a localização dos alunos e seus comportamentos, chamando a sua atenção para coisas físicas ou objetos relacionados com a aula em curso e que estejam ao seu entorno, e para orientá-los na descoberta de novos conhecimentos. Como estudo de caso, propomos a criação de uma aula relacionada com Geologia, sensível ao contexto, executada em smartphones a fim de ajudar os estudantes de geologia a aprender de forma interativa, quando estão em campo.
Início: 2011
Vigência: 1 ano (extensível por +1)
Financiamento: CAPES STIC-AMSUD
Equipe (principais pesquisadores):
- Brasil
- José Valdeni de Lima (coordenador Brasileiro) - UFRGS
- José Palazzo Moreira de Oliveira - UFRGS
- Leandro Krug Wives - UFRGS
- Rossana Andrade - UFC
- Edgar Marçal - UFC
- Windson Viana de Carvalho - UFC
- Márcio Maia - UFC
- José Celso FREIRE Junior - UNESP
- Edson Luiz França SENNE - UNESP
- Ivan Rizzo Guilherme - UNESP
- Claudia Werner - UFRJ
- Marco Di Beneditto - UFRJ
- Chile
- Jaime Sanchez (coordenador chileno) - C5, Universidad del Chile
- Mauricio Sáenz - C5, Universidad del Chile
- Matías Espinoza - C5, Universidad del Chile
- Angelo Tadres - C5, Universidad del Chile
- França
- Jérôme Gensel (coordenador francês) - LIG, STEAMER team
- Hervé Martin - LIG, STEAMER team
- Marlène Villanova-Olivier - LIG, STEAMER team
- José Bringel Filho - LIG, STEAMER team