Resumo: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um sistema de atendimento automático que permita o acesso por voz a uma base de dados. O meio de acesso escolhido é por via telefônica. A tecnologia de consulta à base segue princípios de mineração de dados com sumarização de conteúdo. Sistemas como este são utilizados para disseminar o acesso de clientes de empresas ou da população a informações contidas nas suas bases de dados. Através deste recurso, cegos podem ter acesso por voz a dados existentes apenas em meio visual, em papel ou na internet. A população em geral também pode vir a ser beneficiada futuramente com acesso a informações em bases de órgãos públicos através de um telefonema. Ao final do projeto pretende-se constituir um produto que será gerido pelas entidades participantes, que criarão serviços que serão oferecidos a seus clientes. O projeto é desenvolvido por uma cooperação entre o Instituto de Informática (Inf-UFRGS) e as empresas Conexum, Intext Mining LTDA e DFL.

Início: 2006

Fim: 2012

Financiamento: FINEP/CNPq/SEBRAE

Equipe (principais pesquisadores):

  • Leandro Krug Wives - Coordenador - UFRGS [2011-2012]
  • Aline Villavicencio - Coordenadora - UFRGS [2006-2010]
  • Rodrigo Souza Wilkens - mestrando/doutorando UFRGS
  • Daniel N. Muller (Conexum)
  • Stanley Loh (Intext Mining LTDA)
  • Fábio Moreira da Silva (DFL)