Sou Professor Associado no Instituto de Informática da UFRGS, atuando no Departamento de Informática Aplicada.

Participo ativamente do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação - ver informações no CNPq.

Entre 2009 e 2012 fui representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no Instituto de Informática da UFRGS.

No ano de 2008 atuei como pesquisador convidado no grupo de Banco de Dados do Departamento de Informática do TELECOM SudParis (antigo Institut National des Télécommunications - INT), em Évry, na França. Para tanto, tive uma bolsa de pós-doutorado ligada ao projeto AdContext.

Em 2004 eu recebi o título de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Meu projeto de pesquisa versou sobre o agrupamento (clustering) de informações textuais. Meu orientador foi o prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira.

Concluí meu mestrado na mesma universidade (UFRGS), no ano de 1999. O foco do trabalho consistiu em estudar como construir e usar técnicas de mineração de texto (text mining) na obtenção de vantagem competitiva para as empresas (Inteligência Competitiva). Meus orientadores foram, inicialmente, o prof. Dr. José Mauro Volkmer Castilho (in memoriam) e, após, Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira.

Minha graduação ocorreu em 1996 na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), que fica na cidade de Pelotas, no sul do RS/Brasil. Meu trabalho esteve focado no campo da Recuperação de Informações (Information Retrieval) e fui orientado pelo prof. Dr. Stanley Loh.

Nasci na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.

Sou Membro da Association for Computing Machinery (ACM), do ACM-SIGMOD, do ACM-SIGKDD, do ACM-SIGIR, do IEEE Computer Society (IEEE), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Grupo de pesquisas em Sistemas de Informação da UFRGS.

Já fui membro do Grupo de Bancos de Dados Inteligentes (BDI) do Instituto de Informática da UFRGS e colaborador do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão (GESID) da Escola de Administração da UFRGS.

Áreas de atuação principais:

  • Recuperação, extração e recomendação de informações (na Web);
  • Mineração de textos, principalmente agrupamento (clustering) e classificação.

Áreas de atuação secundárias:

  • Web e Data mining;
  • Social Network Analysis;
  • Descoberta e composição de serviços Web.

Áreas de aplicação:

  • Desenvolvimento de Software;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação;
  • Sistemas de ensino a distância; 
  • Inteligência Competitiva (na Web).