Objetivos

A disciplina tem como objetivo estudar o projeto e as características dos principais modelos de linguagens de programação e sua adequação à solução de problemas.

Conteúdo

Introdução a linguagens de programação, qualidades desejáveis em LPs, modelos de linguagens de programação (funcional, lógico, imperativo, O.O), amarrações, sistemas de tipos, TAD, polimorfismo, expressões, operadores, comandos de controle de fluxo, sub-rotinas, passagem de parâmetros, sistemas de tratamento de exceção. 

Procedimentos Didáticos e Experiências de Aprendizagem

A disciplina é desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, com explicação e discussão (em grupo) dos conteúdos, intercaladas com aulas práticas em laboratório de programação. Também são realizados exercícios e trabalhos extraclasse, de caráter teórico e prático. Trabalhos de maior porte, em grupo, serão definidos para fixação e comparação dos paradigmas estudados.


Atenção: o material da disciplina está disponibilizado no Moodle Institucional da UFRGS, que pode ser acessado via navegador Web pelo seguinte endereço: http://moodle.ufrgs.br/.